domingo, 4 de janeiro de 2009

VALORIZAÇÃO DO CONSUMIDOR (BRAND EQUITY)

O Brand Equity é a medição do conhecimento e valorização por parte do consumidor.
As marcas podem variar quanto ao seu poder e valor no mercado de acordo com várias escalas:
- Marcas que não são conhecidas pela maioria dos compradores.
- Nível de consciencialização de marca.
- Grau de aceitabilidade de marca.
- Grau de preferência de marca.
- Grau de fidelidade à marca.

O património da marca relaciona-se directamente com os três últimos tipos de marca e também com:
- Grau de reconhecimento da marca.
- Qualidade percebida da marca.
- Fortes associações emocionais e mentais.
- E outras propriedades, como patentes, marcas comerciais e relacionamento nos canais.

Para as empresas que possuem um alto património de marca, existe uma série de vantagens competitivas entre elas, de que se podem destacar:
- Custos de marketing reduzidos, devido à fidelidade do consumidor em relação à marca.
- Maior poder de negociação com os distribuidores e retalhistas porque os consumidores esperam que eles tenham a marca.
- Preço maior que o dos concorrentes porque a marca tem maior qualidade percebida.
- Lançamento de extensões de linhas mais fácil porque o nome da marca possui alta credibilidade.
- Defesa contra a concorrência dos preços pelo valor da marca percebido pelos consumidores.

Uma marca deve ser muito bem gerenciada para que o seu valor patrimonial não se deprecie, e para isto, torna-se necessário um trabalho contínuo de manter e melhorar a consciencialização da marca, a sua qualidade e a sua funcionalidade percebidas e associações positivas, exigindo-se investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento, excelente publicidade e atendimento, tanto ao retalhista como ao consumidor.

Por detrás de todas as marcas fortes existe um grupo de clientes fiéis. Assim, o valor do cliente é um bem fundamental que sustenta o património de marca. Ampliar o valor do cliente fiel ao longo do tempo é o foco mais apropriado do planeamento de marketing.

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