domingo, 4 de janeiro de 2009

COMPETITIVIDADE FABRICANTES / RETALHISTAS

Embora as marcas dos fabricantes sejam predominantes, os grandes grossistas e retalhistas tem desenvolvido as suas marcas próprias, contratando fabricantes para produzi-las. Os especialistas acreditam que 50 por cento seja o limite natural para marcas próprias devido:
- Consumidor pode preferir certas marcas nacionais.
- Muitas categorias de produtos não são atraentes se oferecidos com marca própria.

Os intermediários investem em marcas próprias porque em primeiro lugar são mais lucrativas porque se analisarmos os custos (como pesquisa e desenvolvimento, propaganda, promoção de vendas e distribuição) também são muito mais baixos. Assim, o proprietário da marca pode cobrar um preço mais baixo e assim ter uma margem de lucro mais alta. Segundo, os retalhistas desenvolvem as marcas próprias para se diferenciar da concorrência.

Neste confronto entre marcas dos fabricantes e marcas próprias, os retalhistas têm muitas vantagens e um crescente poder de venda. Alguns supermercados até cobram uma taxa de utilização do espaço para aceitar uma nova marca, alegando que os espaços nas prateleiras são escassos e precisam cobrir os custos de incluir uma nova marca no sistema e fixá-la. Além disso, os consumidores não classificam mais as marcas numa espécie de escalas de marcas, com a sua favorita no topo e seguida das outras em ordem decrescente de preferência; pois há indícios de que essa escala está a ser substituída pela percepção do consumidor da paridade de marca – ou seja, a equivalência entre as marcas.

O poder crescente das marcas de loja não é o único responsável pelo enfraquecimento das marcas nacionais. Os consumidores estão mais sensíveis ao preço do produto e assim no lugar de uma marca preferida, os consumidores compram entre uma série de marcas aceitáveis escolhendo a que esteja à venda naquele dia com a melhor relação custo - benefício.

As empresas líderes mundiais para manter o seu poder de reagir ao mercado devem investir pesada e continuamente em I&D, de criar novas marcas, extensões de linhas e atributos e aumentar a qualidade; alem de sustentar um forte e agressivo programa de propaganda que atraia o consumidor e assim consiga manter elevado o reconhecimento e a preferência da marca entre os consumidores. Outra alternativa é procurar parcerias com grandes distribuidores na procura conjunta de economias de logísticas e estratégias competitivas que produzam economias.

1 comentário:

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