domingo, 4 de janeiro de 2009

OUTROS TIPOS DE MARCAS

As terminologias das marcas são muito variadas, mas os diferentes tipos de marcas estão geralmente ligadas quer à família das marcas produtos, quer à das marcas umbrella.

FAMÍLIA DA MARCA PRODUTO
A marca gama: refere-se a uma marca atribuída a uma gama de produtos homogéneos e com o mesmo posicionamento. Exemplo: Compal Fresh, Clássico, Light, Vital, Duo e Gold.

O produto-marca: é uma associação formada pelos termos marca produto. Um produto marca designa um produto, proposto por uma só empresa que, por falta de denominação genérica do produto, não o pode identificar – senão pela sua marca. Exemplo. Post-it

A marca de família: diz-se de uma marca produto cujo nome é constituído por um prefixo ou um sufixo ligado à marca institucional. Exemplo: Intermarché marca institucional, Bricomarché para lojas de bricolage, Logimarché para jardim, Vêtimarché para vestuário e Stationmarché para centros-auto.

FAMÍLIA DA MARCA UMBRELLA
A marca linha: agrupa sob o mesmo nome, produtos dirigidos a uma clientela específica, e que são promovidos, cada um, com uma promessa própria. Exemplo Renault 5, Renault Space, Renault Mégane, Renault Laguna.
A griffe: exprime em relação a uma competência reconhecida, a um estilo, a um criador. São frequentes nos produtos de luxo, identificando uma criação original. Temos como exemplo: Emporio Armani e Pierre Cardin.
A marca caução: vem como complemento de uma outra marca, para a autenticar e garantir. Pode ser utilizada temporariamente para ajudar uma marca jovem ou uma marca pouco conhecida, e ser depois retirada. Exemplo: Matutano (Ruffles).
O label (classificação). Não tem estatuto de marca, dado ser colectiva, apenas garantindo um standard mínimo de performances partilhado por várias empresas, enquanto a marca é única e própria de uma só empresa. É frequente no sector vinícola. Por exemplo vinho verde.

MARCA GENÉRICA
Como consequência do êxito, uma marca – produto ou umbrella - pode ter tal notoriedade, que os consumidores comecem a designar, pelo seu nome de marca, a categoria a que este pertence, o que pode ser um risco pela dificuldade de diferenciação. Exemplo: Swiffer aos panos para limpar o pó e Gillette às laminas de barbear.

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