domingo, 4 de janeiro de 2009

INTRODUÇÃO

A Marca é um activo de uma organização que cada vez mais desenvolve a sua importância e atenção junto dos profissionais de Marketing.

O conceito de Marca é condensado, se analisarmos a marca como uma entidade física e perceptível; isto é, ela possui componentes de produto e de imagem, que podem ser revelado de forma tangível e intangível. O conceito de marca é um termo utilizado para abarcar um certo número de elementos básicos diferenciados, que colectivamente definem a marca. Ele divide-se em componentes de produto - atributos e benefícios do produto - componentes linguísticos, componentes perceptíveis / benefícios emocionais - conceito, alma, identidade, imagem, espírito, personalidade, posicionamento - que geram valor patrimonial de marca, funcionalidade e simbolismo, estatura e vitalidade à marca.

A Marca tem como formas: nomes (ex: Coca-Cola), símbolos (ex: Nike), design’s (ex: Audi TT), e qualquer que seja a sua forma, a marca contribui firmemente para o processo de decisão quer do consumidor, quer de retalhistas á medida que destaca e diferencia o produto em relação á concorrência.

(...) pelo facto de que nada é por natureza um nome, mas somente quando ele se torna símbolo, pois nem mesmo quando sons articulados como o dos animais significam alguma coisa qualquer um deles constitui um nome. Aristóteles

Os valores, a cultura e a personalidade são os significados mais permanentes de uma marca.

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