domingo, 4 de janeiro de 2009

TIPOS DE MARCA

Existem três categorias principais de marcas, a marca institucional, a marca produto e a marca umbrella, podendo contudo haver casos de marcas híbridas.

MARCA INSTITUCIONAL
É a razão social da empresa, tornada marca da empresa ou a marca corporate. Por exemplo, os Transportes Aéreos Portugueses transformaram-se em Tap Air Portugal. A utilização da marca institucional pode assumir três categorias e assim subdividir-se em: a marca institucional pura, a marca institucional umbrella e a marca institucional híbrida.
A marca institucional pura não aparece, normalmente, nos produtos da empresa. Estes produtos são colocados no mercado com outros nomes. Como no caso da Lactogal: que são comercializados como leite Mimosa, iogurtes Adagio, Ice Tea Pleno e manteiga Agros. A comunicação da marca institucional é, frequentemente gerida pelo director de comunicação.
A marca institucional umbrella tem uma função simultaneamente marketing e institucional. A marca da empresa identifica as actividades “corporate” e todos os produtos da empresa. Por exemplo: Peugeot, Yamaha, Michelin, Philips e etc.
A marca institucional híbrida identifica as actividades institucionais (“corporate”) e uma parte dos produtos, tendo, os outros, marcas próprias. Por exemplo, Mercedes é a marca umbrella para a gama alta de carros executivos, enquanto a Smart é a marca da Mercedes para a gama mais média/baixa de carros.

MARCA PRODUTO
A cada produto corresponde um posicionamento e uma marca específica. A marca produto é, muitas vezes, uma marca gama, já que pode abarcar tipos de produtos diferentes. A Lever é um exemplo mundial, onde predomina a estratégia de Marca Produto.

MARCA UMBRELLA
Ao contrário da marca produto, que é específica para cada produto ou cada gama de produtos, a marca umbrella identifica várias categorias de produtos muito diferentes. A Porche comercializa, sob a sua marca, carros, roupas e relógios. Em certos casos, a marca umbrella cobre domínios de actividade muito variados, chamada política de conglomerado. As grandes marcas japonesas e coreanas praticam, frequentemente esta política. A marca Virgin está presente em aviões, bebidas e discotecas, para além de agências matrimoniais, lingerie, etc.

2 comentários:

  1. Então e a marca caução? Ex, Nestlé?

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    1. A Porche (Porsche)Não comercializa, sob a sua marca, carros, roupas e relógios! a Porsche design é outra marca e outra empresa. A mercedes é uma marca da empresa Daimler-benz...Achas que vale a pena receberes resposta destes amadores e curiosos?

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